domingo, 15 de julho de 2012

Literalmente Falando - Aprendendo a Seduzir ( Educating Caroline)


Quanto tempo! Desde que criei o blog tenho várias ideias de post e sessões. Porém, o misto de indisposição e falta de tempo predominam. Como fiz uma resenha, decidi compartilha-la aqui e abro a sessão Literalmente Falando para este fim. 

Aprendendo a Seduzir ( Educating Caroline) - Patrícia Cabot.
Editora Essência - 1ª reimpressão






-




Lady Caroline não acreditava no que estava vendo. Seria aquilo a mesma coisa que descreviam nos livros de romance que ela lia? E pior, quem acompanhava seu noivo no feito era outra mulher!

A filha do reconhecido encanador de Londres havia pego seu futuro noivo em um momento bastante íntimo em uma festa da alta sociedade. Caroline não sabia o que fazer. Porque os beijos trocados com Lady Jackelyn pareciam tão mais apaixonados dos que os que o marquês a dava? Ah, Hurst, o noivo que tanto cuidou do seu irmão quando este fora estranhamente baleado na faculdade. Ela devia tanto a ele por isso. Mais tanto que, fazê-lo se apaixonar por ela, do mesmo jeito que o vira amando a outra Lady, era fundamental.

E que professor seria melhor que o Lothario de Londres? Noivo da amante de seu marido, doido para saber quem era o canalha com que sua comprometida o traia. Um acordo poderia ser feito e ambas as partes seriam beneficiadas. Ela com a sua testemunha no caso de rompimento de compromisso do Sr. Granville e ele ensinando-a todos os truques do amor.

 
Para quem gosta de um bom enredo de época, esse parecia irresistível. Prometia envolvimentos proibidos, tensões amorosas e para fechar, ainda uma pitada de suspense relacionada ao crime do irmão da protagonista. 

Realmente, muitas cenas foram agradáveis de ler. Destacando Granville atônito com o paradoxo de uma jovem virginal em seus chapéus, óculos e luvas, anotar suas palavras de conteúdo tão inadequado, como se a situação fosse absolutamente normal. A aparição do mordomo de Caroline, também fora engraçada, apesar de um tanto forçada ponte para um descobrimento( "então ele voltou a ser apenas o mordomo")

Porém, para quem esperava envolver-se mais nos estranhos ensinamentos de Caroline, esses pouco tiveram. Aquela atração e descobrimentos de amor e desejo contido foram logo apressados. As barreiras que poderia impedir o começo do relacionamento de Braden e Caroline não foram significativas a ponto de frear o envolvimento, o que deixou a torcida pelos dois menos fervorosa e os ensinamentos um tanto quando entediantes. Eles atravessaram a linha e Caroline sabia que isso era errado, mas voltava a fazer e fazer, fazer... Os ensinamentos que poderia ser melhor aproveitados com situações mais diversificadas, foram definidas apenas em Braden perdendo seu controle. 

Cada livro deve ser analisado por suas particularidades, mas muitas cenas provocantes poderiam ser facilmente comparadas a um livro do mesmo estilo, Muito Mais que Uma Princesa. A cena da carruagem tão semelhante no contexto, nos dois livro. Apenas mais desenvolvido e empolgante no segundo. ( Na verdade, se fosse para comparar literalmente, diria que Aprendendo a Seduzir perderia sem dó para Muito Mais que uma Princesa).

Até o caso misterioso de Tommy fora tão brevemente revelado, deixando para o final apenas o desenvolver que estaria entrelaçado com o caso romântico dos protagonistas.

Para não tomar uma visão negativa quanto ao livro, o final dá uma guinada e tira a inércia dos meios. O final foi agradável e ágil.

Alguns personagens eram notáveis, como a revolucionária Emmy, ainda avançada nas suas ideias, chocava-se com as atitudes ousadas de Caroline. Esperava-se um envolvimento entre ela e Tommy, mas não aconteceu, infelizmente. O cuidado da protagonista com cavalos também era um ponto característico da história. 

Já na edição a capa é muito atrativa. Porém a falha vem na revisão do texto; existem vários erros ortográficos. A Meg, também nos confundia em algumas sentenças. 



 
Em geral, é um livro leve em enredo, com cenas quentes, um homem do Dial - não tão atraente assim- e uma garota que gosta de cavalos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário