sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Literalmente Falando: Fazendo Meu Filme 4 - Fani em Busca do Final Feliz













Fazendo Meu Filme 4 – Fani em busca do final feliz.
 
Paula Pimenta – Editora Gutenberg , 1ª edição.
(todos direitos reservados)



 
 
 

 - 


Final feliz. Este mágico e fundamental ingrediente sempre esteve presente nas diversas histórias de amorzinho gravadas na famosa coleção de DVDs da Fani. Um tempero já tão comum que podia ser muito bem rotulado como clichê. Contudo, apenas tentem tirar essas duas palavrinhas de uma amorosa história e irão perceber a falta de uma gostosa sensação de  dever cumprido, término perfeito, história marcada para sempre.


 

Infelizmente, para a sonhadora Estefânia, ou melhor, a Fani, essa magia dos finais agora só poderia fazer parte dos grandes roteiros que viria a produzir.

Cinco anos se passaram desde o trágico término do romance cheio de encontros e desencontros desenvolvido nos três volumes anteriores. Leo em seu ímpeto enciumado - depois de se deparar com um mal entendido entre a protagonista e seu ex-namorado  famoso - decide acabar com seis meses de namoro com a Fani, sem maiores discussões. Arrasados com posicionamento e atitudes do outro, ambos decidem seguir propostas de futuro que os levariam a caminhos bem diferentes. Leo inicia seus estudos no curso de Jornalismo. E Fani embarca, sem passagem de volta, para realizar seu maior sonho; ser cineasta.

Assim como vivemos cada pedacinho da Inglaterra no intercâmbio da Fani, nesse quarto volume também pudemos fazer um passeio turístico pela cidade do cinema, Los Angelos; da Universal a Warner, do letreiro até a cidade das luzes, Las Vegas. E a viagem não para por aí.

  formada no curso de cinema, Fani prepara os últimos detalhes para sua pós-graduação e para o primeiro grande projeto de sua carreira.  Ao longo dos 5 anos de aprendizado, a garota dos DVDs recolheu experiência de estágios, desenvolveu roteiros, iniciou-se em produtoras. Ao decorrer de sua trajetória foi aprendendo os fundamentais quesitos do mundo cinematográfico e se especializou em trilha sonora. Ansiedades a rodeava e hora de apresentar o 1ª filme, autobiográfico, de sua carreira em um festival de cinema estava chegando.

Paralelo a isso, Leo também traçava seu caminho, embora não tão certo como o de Fani. Formou-se em Jornalismo e se especializou em cinema, contudo, imersos em ramos que não era exatamente o que queria fazer, sentia certa insatisfação profissional. Até que em parceria, criou uma revista eletrônica especializada em cinema que era encarregada por suprir sua necessidade de opinar pelo que gostava.

Em meio a visitas de amigos, formações profissionais, alguns números de relacionamentos, mudanças e amadurecimentos, algo que parecia resistir era uma lembrança sentimental interrompida e forçada a repreção. Não importa como Leo e Fani tentassem se convencer de que haviam tirado o outro de seus conscientes, o resultado de tudo que produziam – seja cartas, CDs ou suas próprias especializações-  lembrava o quanto não estavam ‘curados’.

E como “ o dono do destino deles” não aguentava mais a falta de um The End naquele roteiro que tinha começado a ser escrito anos atrás, deu um jeito de fazer as profissões do casal protagonista cruzarem-se. E assim como um fantasma batendo em sua porta causa arrepios, também pode trazer sentimentos à tona.

Dividido em três partes, Fazendo Meu Filme, traz os primeiros 29 capítulos contados por Fani, alternados entre 1 no tempo real da história e outro no desenvolver dos acontecimentos desde os primeiros passos de Fani em Los Angeles. A segunda parte traz uma novidade, a participação da narrativa por  Leo – muito envolvente, por sinal. Gostaria de ter lido os livros anteriores também na versão Leo.  – seguindo o mesmo padrão alternado da parte anterior. E para dar início ao fim, a terceira parte é descrita pelos dois personagens.

 

Envolvidos nas novas aventuras e dramas da Fani e do Leo, são apresentados novos personagens, como o fotográfico bonitinho Danilo e o hilário Ale Alejandro.  Namorados e namoradas desse meio tempo também irão deixar suas marcas. Alguns personagens antigos estarão lá com suas mil novidades – destacando uma tirada e brecha no final para novas histórias a frente -, já outros não estarão efetivamente presentes.

Mais uma vez a autora Paula Pimenta consegue transmitir nas mais variadas vivências da Fani questionamentos típicos de quem está para entrar em novos rumos. Nos pensamentos da Fani, em sua entrega pelo que quer, partilhamos um desejo oculto de poder um dia conseguir todas as novas certezas que ela conseguiu. Concordar em cada sentença que sonhos, mesmo adormecidos, podem revigorar-se, tratar-se de outra maneira e chegar a um fim que nos proporcione não somente momentos de felicidades, mas pelo menos um sorriso contínuo. Tratar cada cena de nosso próprio roteiro como único e possível. Dançar acordes e trilha sonora de nosso próprio sucesso.

Fani não poderia ter um final – ainda que ela continue fazendo seu filme por muito tempo - tão condizente com sua própria história, seu próprio sonho. Um final embalado pelos mais gostosos componentes de filmes de amorzinho, de dramas que preparam a emoção final. FMF4 teve suas últimas páginas tão mágicas que era impossível não sorrir com o encontro da trilha sonora, casal, lugar e frases em perfeita harmonia de uma cena num script. Emocionando a plateia como a Fani sempre quis; deixando-nos sem vontade ler mais nada temporariamente só pra não deixar escapar essa gostosa sensação flutuante.

 

 
 

 
 

 


 

8 comentários:

  1. Já que eu te dei um livro da Paula Pimenta, agora você está me devendo um livro autografado da Nora Roberts. kkkkk

    Cada dia que passa, você está escrevendo melhor! Orgulho da minha aluna! *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA

      Vou ter que vender meu rim para conseguir um autógrafo da Nora. Mas, como eu gostaria de dá-lo a você. *_*

      Brigada, Lili. <3 E saiba que você é uma das grandes responsáveis.

      Kissus.

      Excluir
  2. Ai que legal! Fiquei mega curiosa pelo livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-*

      Ele é realmente muito bom.

      Mate sua curiosidade, não irá se arrepender. :D

      Obrigada pelo comentário, amora.

      Kissus.

      Excluir
  3. Maldade isso.
    Essa resenha só me deixou MAIS curiosa! Preciso muito muito ler esse livro, e pelo que você escreveu... Ai ai ♥
    Essa Fani e esse leo. Dá vontade de bater nos dois! uahuahuahuahuaha

    Um beijo, flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-----*

      Estou atiçando a curiosidade de todos. hihi
      Mas uma coisa é verdade, FMF4 deixa ansiedades a mil.

      Ele é muito fofo.

      Ao mesmo tempo que você tem vontade de bater nos dois, também tem de agarrá-los.

      Corre e vai ler. Os dois estão puro amor. *-*

      haha

      Brigada pelo comentário.

      Kissus, xuxu.

      Excluir
  4. onde você comprou os buttons e o esmalte ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu ganhei tanto o button quanto o esmalte.

      Mas acho que eles foram distribuídos no lançamento do livro.

      :)

      Excluir