terça-feira, 23 de abril de 2013

Especial: Dia Internacional do Livro - The Magic of the book collection


Dia Internacional do livro

Todo eterno sucede de uma marca. Um feito catalogado que de tempos em tempos retomará a essência de sua importância e reafirmará a magia de sua existência. Então, há muito, muito tempo, como que quisessem propagar ideias via papiro ou copilar leis em pergaminhos, consideravelmente contribuíram para um dos maiores feitos humanos. Registrar.  Uma ideia, um mandamento, uma história, um pensamento uno, benéfico ou reverso. Porque são de registro que se constrói uma cronologia, direciona-se uma sociedade, faz-se refletir seus erros e acertos.

Num 23 de abril em que Cervantes findava sua presença viva e Shakespeare também o fazia, os Dons clássicos trotavam por mentes que acabavam de abrir-se para o Classicismo e seus novos rumos. Ser ou não ser, tornava-se a questão e reiteração daqueles que encenavam a vida.  Portanto, homenagear livros - meio de comunicação historicamente imprescindível - no dia de nomes tão relevantes assinala que a morte deste é apenas um ponto de vista, pois páginas que se presem eternizam presenças universais.




E o melhor jeito de comemorar a existência de livros, é saber que eles estarão ao alcance. Que seu amontoado de páginas constituíram um todo repleto de ensinamentos. Uma irrevogável trilha de saberes acumulando-se para um melhor aprimoramento. Cada pequena sentença, palavras diversas tem o poder de renovar conceitos, acrescentar visões, travar batalhas que engrandecem a alma. E talvez seja por isso que estantes cheias de books encantam tanto. Cada capas diferenciadas, títulos inovadores preenchem o brilho no olhar daqueles que amam. Pequenos acréscimos de ideias enfileiradas constituído coleções de saberes.

Fiquemos, então, com a magia dos cantinhos e coleções de pessoas encantadas literalmente.

-



Vejam linda coleção completa da Am.

" Eu amo ler, é uma das coisas que mais gosto de fazer, acho mágico poder estar em tantos lugares diferentes sem sair do meu quarto. Em relação a literatura, tenho duas frases que gosto muito:
" We read to know we are not alone." CS Lewis

"Palavras são, na minha não tão humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de ferir e de curar." JK Rowling (Dumbledore, em Harry Potter) "


 Am do Blog Vinte e Poucos

-



Veja a linda coleção completa da Iza.

" Livros? Tente "vida". Eu detesta ler, minhas notas eram ruins em português e inglês e tudo mudou com um único livro, ou melhor, uma coleção de livros. Isso inclui a escolha da minha faculdade (letras!). Harry Potter, o primeiro livro foi capaz de mudar minha vida... O gosto pela leitura nasceu com a magia do bruxinho mais famoso da história, desde então devoro livros e mais livros e viajo nas páginas. Já fui para vários países sem sair do meu quarto, já chorei, ri e sonhei. Os livros são amigos de tinta e papel que estão sempre lá, pedindo por uma leitura, um sorriso... Minha estante é algo quase que sagrado, só eu toco e assim fica. Livros, livros e mais livros... Nunca é demais. "

❤ Izabela Lopes do Blog Brincando de Escritora

-





" Gostaria de dizer que esses livros são um dos inúmeros motivos que me fazem sorrir e ser quem eu quero ser, mesmo que só por alguns segundos, mesmo no meio de tudo! "

❤ Anna Júlia do Blog Fotografando Sonhos

-





"Eu vivi mil vidas, atravessei centenas de universos e até toquei em algumas galáxias. Me apaixonei um milhão de vezes e fiz incontáveis amigos. Não, eu não sou um E.T vivendo entre humanos, eu só possuo a instigante habilidade de conseguir transformar rabiscos e palavras impressas em verdadeiros mundos cheios de vida. No fundo, eu sei que livros também são sinônimos de viver..."

  Giih Ferreira

-



" Tem maneira mais gostosa de viajar do que dentro de nossa própria imaginação? Os livros pra mim são como portais que me levam a outros lugares, outros mundos, outras épocas, outras vidas... E, por isso, são o meu maior tesouro."

❤ Mye-Chan

-



" Livro não é apenas sinônimo de imaginar ou perder-se em um outro mundo. Há uma coisa a mais, indiscutivelmente enobrecedora, construtiva. Uma adição, apuração de sensibilidade, perspicácia, ponto de vista, compreensão.
            Cada livro deixa uma impressão no leitor, uma nova perspectiva. Aprende-se tanto com as implicações do enredo e, não menos importante, com os personagens. Ah! Os personagens... Objetos de tamanho apego, admiração e até mesmo ódio. Cria-se uma conexão de tal forma que você passa a sentir os sentimentos dos mesmos. Alegra-se quando estão felizes e sofre quando também sofrem.
           E o que dizer do prazer de acompanhar uma saga? É incrível e surpreendente. Você passa a conviver com os personagens. Vê a evolução deles ao decorrer da história, bate boca, há outros em que você inexplicavelmente se apaixona, e chora ao ver a partida de alguns. O mais marcante depois de tudo isso é quando chega-se a última página, lê-se a última frase e depara-se com uma palavra tão minúscula, mas com tamanho poder. "FIM". E você fica ali, órfão, sentindo de imediato a nostalgia do momento. Aí acontece. Você percebe que é outra pessoa. Nasce-se de novo. Enxerga-se o mundo agora sob nova luz, nova ótica.
          Essa é a beleza do ato da leitura. A construção do ser. O aprimoramento dos sentimentos. Ler te faz quem você é."

❤ Gabriela Torres do Blog Caderno Expresso

-



" A leitura é importante pois só com ela você pode deixar de ser completamente alienado naquilo que as pessoas falam para você que é bom. A leitura te ajuda a criar um censo critico único o tornando cada vez mais independente na sua forma de pensar."

 Amanda Vilela

-



" São como filhos; guardo boas lembranças de todos e se me pedissem não saberia escolher entre eles. Tenho amor incondicional por todos."

 Gabriela Dunham

-



" Leio porque uma vida apenas não é suficiente pra mim, quer ter mil. Quero viajar, voar, fazer magia. Amar e morrer de amor. Chorar e sorrir. Sofrer e ser feliz. Apenas os livros são capazes de me proporcionar tudo isso."

 Beatriz Cidreira

-



" A minha paixão pela leitura começou ainda na infância. Na época era restrita às HQs que meu tio colecionava (*---* X-Men, especialmente!!! <3). Isso se devia mais à impossibilidade do acesso a outras fontes de leitura que qualquer outro motivo, mas sempre que tinha a chance me enveredava pelo mundo dos livros.
Assim que a oportunidade surgiu (aka: meu primeiro emprego) comecei a colecionar! Comecei também com os quadrinhos, pois eu era e ainda sou fascinada por estes. Mas logo minha atenção se voltou, também, aos mangás.
Levou um tempo até que finalmente adquirisse meus primeiros livros, uma vez que em nosso país os preços sempre foram altos... mas sempre que possível adicionava/adiciono algo novo às minhas prateleiras.
Minha estante é bastante modesta, muito aquém do que qualquer amante da leitura sonha. Tenho várias coleções incompletas (pense numa coisa que me causa dor no coração), e tantas outras que nem sequer comecei ainda...
Mas de uma coisa eu tenho certeza, cada um destes volumes deixaram sua marca em mim, e espera que tantos outros façam o mesmo, afinal esse é somente um dos poderes que um bom livro (mangá/HQ/etc.) possui! "


❤ Rose Naberrie

-







" O homem é o que ele lê. O homem se completa à medida que vai congregando na memória os livros que vai lendo. Afinal, a palavra tudo pode, e ler é poder. Ler um livro é como se estivéssemos lendo uma mente, é poder saber o que o outro pensa, o que o autor pensa. Poder construir você mesmo, livro a livro. Construindo uma concepção de mundo e sendo capaz de compreender o que nos chega através da leitura, analisando e posicionando-se criticamente frente às informações colhidas, o que se constitui um atributo que nos permite exercer de forma mais abrangente e complexa, a própria cidadania. E nesse mundo repleto de atrações quase tudo puxa o homem para fora de si mesmo, mas a leitura permite puxar o homem para dentro de nós. Como disse Apolo conhece-te a ti mesmo. É lendo que tomamos conhecimento de nós mesmo. "



❤ Lissandra Dias

-






Será que só sou eu quem ama admirar meus poucos títulos? Não é a questão de ter, nem a prioridade em quantidades. Mas sim a gostosa sensação de relembrar todas as histórias escaladas. O contexto em que elas vieram parar ali, seu tempo e seus redirecionamentos. Como cada conto fantasioso me trouxe uma dose exata de realidade. O quão bom foi senti-las. 



Ali há livros que marcam minha entrada no mundo da leitura, minhas discussões com pessoas que só me impulsionaram ainda mais nesse percurso (alô Lissandra e Beatriz).  E fazer uma retrospectiva de cada fase, cada personagens, histórias e filosofias só reafirmam que quem possui centenas de mundos distintos são capazes de possuir em si centenas de novos olhares.


❤ Paula Joane - Thoughts Party.

-
Obrigada à todas as meninas que me enviaram seus tesouros e seus pensamentos. Foi muito especial tê-los aqui.

Feliz Dia Internacional do Livro.

Lembrem-se: "Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas." - Caio Graco


7 comentários:

  1. Postagem perfeita!!!!! Muito legal!!

    ResponderExcluir
  2. ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei xuxu! *-*
    feliz dia do livro :DD

    ResponderExcluir
  3. Que lindo essa tua postagem, Paulita, amei, essa frase do Caio Graco arrematou lindamente o texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ficou lindo o post, Tiuni! *-*

    Tantas estantes e tantos livros lindos juntos, nessa homenagem a esse dia especial... Estou babando até agora. Agora bateu uma vontadezinha de comprar mais livros... (E quando não estou com vontade de comprar livros? 9.9)

    Feliz Dia Internacional do Livro! ♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei as estantes, são lindas!
    A minha cresce a cada dia!
    ;D
    Bjs

    achadosdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quanta estante linda! <3

    Tem duas super promoções acontecendo no blog com livros muito legais!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  7. Que orgulho de estar aqui ♥

    Lindo post, menina!!
    Livros é uma coisa tão mágica, né? Me faz sonhar de forma que não posso dizer exatamente como, mas faz. E me faz feliz!
    E a tua estante também é linda!
    *invejinha*

    Um beijo em ti, moça!!

    ResponderExcluir